top of page
Science for Primary School children
Dia 1 - No dia 15 de julho iniciou-se a formação "Science for primary school",em Lyubljana, na qual participam 4 professores do 1º ciclo. Esta começou com a apresentação dos diferentes participantes que se identificaram, partilharam as suas experiências, referiram as suas expectativas e quais os seus contributos para esta formação.
Dia 2 - Neste 2º dia de formação, 16-07, iniciamos com uma experiência : “Porque é que as pipocas explodem?”. Esta foi apresentada partindo de uma história, para interligar os conhecimentos com o mundo real e levar a questionar os resultados.Questionaram-nos sobre o que era para nós ciências e concluímos que “A Ciência está em todo o lado e inside/outside of us”; “A Ciência é útil” “A Ciência é mágica”.Observamos diversas experiências, que provam que “A Ciência parece mágica”, porque existe em todo o lado e é o esforço humano que contribui para tal. Concluindo: Todas as experiências devem partir do quotidiano dos alunos, porque tudo é CIÊNCIA!
Dia 3 - Dedicado ao trabalho prático. Várias foram as experiências executadas e passiveis de ser utilizadas em contexto de sala de aula. Para incentivar a sua implementação partilhamos algumas executadas:
1ª Construir uma catapulta/2ºQue frutos têm mais vitaminas: LARANJA, PEPINO OU LIMÃO?/3ª Porque devemos colocar protetor solar?/4º Montar circuitos elétricos/5º Fazer uma poção mágica.
1ª Construir uma catapulta/2ºQue frutos têm mais vitaminas: LARANJA, PEPINO OU LIMÃO?/3ª Porque devemos colocar protetor solar?/4º Montar circuitos elétricos/5º Fazer uma poção mágica.
Dia 4 - Iniciou-se com a apresentação de métodos para a estruturação de uma aula de Ciências Experimentais, devendo estas ser contextualizadas e adequadas à faixa etária dos alunos. Foram ainda apresentadas algumas experiências que se enquadram nestes métodos.
Dia 5 - Neste quinto dia de formação, as professoras dedicaram-se ao trabalho prático, iniciando a planificação de uma aula de Ciências Experimentais. Para tal propuseram-se a realizar a experiência: “Que alimentos têm mais gordura?” Experimentaram, verificaram os resultados e planificaram a mesma para ser apresentada.
Dia 6 - Cada grupo planificou uma experiência e apresentou como se uma aula prática se tratasse. Refletiu-se sobre a pertinência e adequação das mesmas ao contexto escolar. Várias foram as experiências apresentadas que versaram a Física e Química. A nossa experiência “Which food contains more fats?” , foi considerada cientificamente correta e aplicável na sala de aula. Ressalvamos que os alunos devem contactar com os procedimentos utilizados em laboratório, desde cedo. Foi um momento enriquecedor e promotor da partilha de estratégias e experiências.
No último dia de formação, refletimos sobre os aspetos positivos, negativos e aspetos a melhorar. Procedemos à avaliação da mesma, tendo concluímos que os objetivos pré definidos para esta formação foram plenamente atingidos, tendo superado as nossas expectativas iniciais dada a modalidade da formação, a formadora, o trabalho colaborativa e a organização.
bottom of page